Um novo episódio de geadas foi registrado na Região Sul do Brasil durante a madrugada desta segunda-feira (26), com prováveis perdas para lavouras de trigo, sobretudo no estado do Paraná, onde o desenvolvimento das plantas está mais avançado.
Informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicam que diversos municípios do estado tiveram o dia mais frio do ano até o momento. Esse foi o caso de: Santa Helena, Cascavel, Toledo, Pato Branco, Pinhão, Guarapuava, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Guaraqueçaba, Guaratuba, Cornélio Procópio e Londrina.
Além disso, de acordo com informações do meteorologista Samuel Braun, do Simepar: “foram registradas geadas em vários setores, além de temperaturas negativas em municípios do centro-sul do estado, na região de Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba.
Por volta das 4h30 desta segunda-feira, Lizandro Jacóbsen, também meteorologista da Simepar, destacou apenas em municípios do extremo norte e do litoral paranaense as temperaturas não estavam inferiores a 5°C.
Segundo o presidente do Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão-PR, Cezar Bronzel, essa geada deve ampliar as perdas para o trigo no estado, que já vinham apresentando problemas por conta do tempo seco.
Fonte: Notícias Agrícolas