Empresas com faturamento anual igual ou superior a R$ 300 milhões devem ter mais um ano para entregar o Bloc" />

Novo sistema de controle do estoque deve ser adiado para janeiro de 2017

Empresas com faturamento anual igual ou superior a R$ 300 milhões devem ter mais um ano para entregar o Bloco K do Sistema Público de Escrituração Digital Fiscal (Sped Fiscal). A data prevista atualmente é janeiro de 2016.

Contudo, em meio a um cenário recessivo, enfrentam dificuldades financeiras para implementar o sistema informatizado de controle de estoque. Em empresas de médio a grande porte - que faturam, em média, mais de R$ 500 milhões ao ano - as despesas com equipe e tecnologia chegam a alcançar valores entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão por ano, conta o sócio da área de imposto da consultoria KPMG no Brasil, Elson Bueno.

A prorrogação do prazo de entrega para janeiro de 2017, portanto, pode oferecer mais tranquilidade às companhias que faturam mais de R$ 300 milhões. E, de acordo com Bueno, são grandes as possibilidades de que isso aconteça durante a reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que termina hoje na cidade de Maceió, em Alagoas. O encontro começou ontem.

"Há uma pressão muito grande das entidades empresariais para que ocorra o adiamento. O Bloco K do Sped não é fácil de ser produzido e a maioria das empresas ainda não está com o sistema pronto", diz Bueno.

"Há cerca de dois meses atrás, realizamos um evento com a presença de 60 empresas das quais metade precisa entregar o Bloco K agora no próximo mês. Porém, nenhuma delas, até aquele momento, estava com tudo pronto".

O Confaz já prorrogou no dia 8 de outubro a entrega do Bloco K para as companhias que faturam entre R$ 78 milhões e R$ 299,99 milhões. Já as empresas com volume financeiro menor do que R$ 78 milhões, só vão apresentar em janeiro de 2018.

Fonte: DCI