O agronegócio, sempre ele

A indústria brasileira de máquinas vive um momento inusitado. Ao contrário de todas as expectativas e da intensa valorização do dólar, tanto as exportações quanto as importações estão em forte alta. Entre janeiro e maio, os embarques ao exterior cresceram 17%, na comparação com o mesmo período de 2017. Já as compras externas subiram 16,1% no mesmo período. "As empresas estão enxergando um reaquecimento mais forte da economia no segundo semestre e em 2019, o que explica o aumento dos investimentos em máquinas", afirma João Carlos Marchesan, presidente do conselho da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Mas qual setor está turbinando a fila do otimismo em meio ao marasmo da economia brasileira? "A excelente performance do agronegócio, que busca maior produtividade e eficiência em suas operações, está puxando para cima a indústria de máquinas. Isso deve continuar acontecendo nos próximos anos."

Fonte: Isto É DInheiro