Para onde irão a produção e o consumo de trigo no Brasil nos próximos 10 anos?

O Ministério da Agricultura divulgou uma projeção da produção e do consumo de trigo de 2019 até 2028, para balizar eventuais projetos no setor. Reproduzimos abaixo os dados e comentários desta projeção.

A produção de trigo na safra 2018/19 está sendo estimada pela Conab em 5,5 milhões de toneladas. A estimativa do IBGE é de 6,0 milhões de toneladas. A produção projetada para 2028/29 é de 7,2 milhões de toneladas. O consumo interno está projetado em 14,3 milhões de toneladas. Deverá crescer a uma taxa anual de 1,4% entre 2018/19 a 2028/29.

Segundo a CONAB (2019), o consumo de trigo no Brasil está estabilizado por volta de 12,5 milhões de toneladas. O abastecimento interno exigirá importações de 7,3 milhões de toneladas em 2028/29. Nos últimos anos, as importações têm se situado entre 5,5 e 7,2 milhões de toneladas, e o volume mais frequente de importação tem sido por volta de 7,0 milhões de toneladas.

Em 2019, o Brasil deve importar segundo a Conab (2019), 7,2 milhões de toneladas de trigo. Apesar da produção aumentar em cerca de 31,6%, nos próximos anos, estimulada pelos preços ao produtor, mesmo assim o Brasil deve manter-se como um dos maiores importadores mundiais. O relatório do USDA estima em 2029 importações brasileiras de trigo da ordem de 8,3 milhões de toneladas (USDA, 2019).

Fonte: Mais Soja