O plantio de trigo deve iniciar entre os dias 12 e 15 de junho nos municípios que compõe o núcleo regional de Guarapuava do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná.
De acordo com o técnico agrônomo Dirlei Manfio, a área estimada para a semeadura do cereal nesta safra é de 73.900 hectares, ante 70.100 hectares do ano passado. Esse crescimento é atribuído principalmente à adoção da prática da rotação de cultura.
A safra tem um potencial de rendimento médio que varia de 4 a 4,4 toneladas por hectare, afirmou Manfio. Em algumas regiões onde o clima é mais favorável, a expectativa é de que a produtividade possa chegar a 6 toneladas por hectare. Há ainda relatos de estoques de trigo remanescentes do ano passado em certas regiões.
Trigo: pesquisa e melhoramento genético podem aumentar produtividade
“Apesar dos preços do cereal estarem em queda, simultaneamente ocorre uma redução nos preços dos insumos agrícolas, contribuindo para minimizar o impacto negativo do financiamento”, acrescentou o entrevistado.
Média de chuva para o trigo
Nos últimos dias, o clima tem sido predominantemente seco. A média histórica para o mês de maio é de 200 milímetros de chuvas, mas até o momento, foram registrados apenas 10 milímetros. O clima seco tem impactado diretamente os trabalhos no campo, atrasando o início do plantio de trigo.
Alguns produtores estão preferindo aguardar até o fim de junho para começar a semeadura, a fim de garantir condições mais favoráveis e maiores seguranças para o desenvolvimento das lavouras.
Fonte: Agência Safras e Canal Rural