Notícias setorial/mercado

Preço do trigo no Brasil atinge maior patamar desde agosto

Os preços do trigo no mercado brasileiro estão em alta desde o começo deste ano. No Paraná e no Rio Grande do Sul, as atuais médias mensais são as maiores, em termos nominais, desde agosto de 2024, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.


Nesta segunda-feira (24/3), no Paraná, o indicador Cepea/Esalq para o trigo pão ou melhorador registrou a cotação de R$ 1.531,00 a tonelada, alta de 1,92% desde o início de março. No Rio Grande do Sul, a tonelada do trigo brando apresentava o preço médio de R$ 1.434,52, um aumento de 7,29% no acumulado do mês.


Segundo o Cepea, geralmente os valores do cereal avançam e/ou se sustentam ao longo do primeiro semestre, atingindo patamares elevados no meio do ano e voltando a ser pressionados no segundo semestre. Enquanto nos primeiros seis meses as cotações são influenciadas pela redução dos estoques internos, na segunda metade do ano, a chegada da nova safra eleva a disponibilidade e gera pressão sobre os valores.


Assim, as importações tendem a ser maiores no primeiro semestre. Já em caso de excedentes amplos, as exportações são dinamizadas no início de cada ano, ainda conforme o Cepea.


Fonte: Globo Rural


COMPARTILHE: