Notícias setorial/mercado

Presidente da Abitrigo apresenta novo embaixador da Associação

Em seu último ato público à frente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o embaixador Sérgio Amaral oficializou nesta quinta-feira (25/08) sua saída da presidência da entidade para assumir, na próxima semana, a Embaixada do Brasil em Washington (EUA). A coletiva de imprensa promovida pela Abitrigo apresentou o novo presidente da entidade, o também embaixador Rubens Barbosa, e também foi marcada pela divulgação do 23° Congresso Internacional do Trigo, que acontecerá de 16 a 18 de outubro, em Campinas (SP).

De acordo com o novo presidente, sua gestão dará continuidade ao trabalho já desenvolvido por Amaral, como o desempenho do órgão para manter o desenvolvimento do grupo parlamentar que trabalha no Congresso para a regulamentação do setor e a concretização do Congresso Internacional do Trigo.

Em oito anos no comando da Abitrigo, Amaral destacou que o País ingressa em um novo momento da economia, em que o Estado passará a intervir menos, transferindo uma parcela maior dos investimentos em infraestrutura para o setor privado e reduzindo o financiamento favorecido para certos segmentos da economia, assim como deverá conceder menos subsídios a empresas privadas. "Em vez da intervenção na economia, com a qual estamos acostumados, o Estado ampliará sua ação regulatória", destaca Amaral.

A mobilização pela redução do custo Brasil, o debate sobre o novo marco regulatório que abranja a qualidade e sanidade do trigo e as demandas de saudabilidade do consumidor e do mercado cada vez mais exigentes também serão tema do 23º Congresso Internacional do Trigo.

Segundo Amaral, para alcançar mais eficiência por todos os envolvidos na cadeia produtiva do trigo "é primordial a compatibilidade entre os limites máximos de resíduos permitidos pela legislação brasileira e os que são estabelecidos pelos países que exportam trigo  para o Brasil, em particular do Mercosul", exemplifica o embaixador, que fica na presidência até semana que vem.

O embaixador empossado destacou a importância de se estabelecer parâmetros compatíveis com nossos principais fornecedores, ao lembrar que o trigo foi peça de grande resistência durante a formação do Mercosul e que precisamos instituir especificações que otimizem ainda mais essas relações. 


COMPARTILHE: