Espera-se que a produção de trigo do Canadá na campanha de comercialização de 2021-22 diminua significativamente devido a um dos verões mais quentes e secos já registrados, de acordo com um relatório da Rede Global de Informação Agrícola do Serviço de Agricultura Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O USDA projeta uma produção de trigo de apenas 21,7 milhões de toneladas, 38% menor que no ano anterior e a menor marca desde uma safra de 20 milhões de toneladas em 2007-08.
O rendimento médio para todos os tipos de trigo deve cair mais de 30% abaixo da média de cinco anos de 3,42 toneladas por hectare, disse o USDA. “As condições de seca se estenderam por vastas regiões de terras agrícolas em 2021”, disse o USDA. “Normalmente, os níveis de umidade e temperatura variam significativamente nas pradarias e a seca ocorre em bolsões isolados”.
“No entanto, 80% das safras em Alberta, por exemplo, são de qualidade inferior do que no ano anterior, em grande parte devido a uma seca expansiva incomum.” As exportações de trigo do país também serão impactadas, com o USDA projetando apenas 15,7 milhões de toneladas a serem embarcadas. Se realizado, seria o menor total desde 2004-05, quando foram exportadas 14,8 milhões de toneladas.
O Canadá é um dos fornecedores de trigo mais importantes do mundo. Ele ficou em quarto lugar nas exportações de trigo em 2020-21, com 26,4 milhões de toneladas, apenas alguns milhares de toneladas atrás dos Estados Unidos. A oferta global de trigo está mais apertada em anos, fazendo com que o preço do trigo disparasse nas últimas semanas.
Fonte: Agrolink