Notícias setorial/mercado

Produção global de trigo pode dobrar

Uma análise inédita do potencial genético inexplorado do trigo mostra que os rendimentos globais são apenas metade do que poderiam ser. A equipe de especialistas internacionais, liderada pela Rothamsted Research do Reino Unido, diz que essa 'lacuna genética de rendimento' pode ser fechada desenvolvendo variedades de trigo adaptadas a cada região - utilizando a vasta variação genética disponível em bancos de genes globais e históricos de trigo com técnicas modernas como como velocidade de reprodução e edição de genes.


Dr Mikhail Semenov e Dr Nimai Senapati, que co-lideraram este estudo, definem o 'potencial de rendimento genético' de uma cultura como o maior rendimento alcançável por uma variedade idealizada - em outras palavras, uma planta com um genoma ideal que permite capturar água, luz solar e nutrientes de forma mais eficiente do que qualquer outro.


″Cultivares de trigo atuais estão, em média, apenas no meio do caminho em relação aos rendimentos que poderiam produzir, dadas as incompatibilidades entre sua genética e as condições locais de cultivo de trigo. A produção global de trigo pode ser duplicada pelo melhoramento genético de cultivares de trigo locais - sem aumentar a área global de trigo”, comenta Semenov.


Usando dados existentes sobre a contribuição de diferentes genes para características individuais de plantas, como tamanho, forma, metabolismo e crescimento, os pesquisadores analisaram milhões de simulações de computador para projetar plantas de trigo 'perfeitas' que foram adaptadas aos seus ambientes locais. Quando comparado com o desempenho de cultivares adaptadas localmente, em todos os casos, eles descobriram que as variedades de trigo atuais estavam com baixo desempenho para o rendimento de grãos, com uma óbvia 'lacuna genética de rendimento' entre a realidade e a possibilidade.


Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: