Notícias setorial/mercado

Produção industrial cresce no 2º Tri, mas mantém cenário de lenta recuperação em 2022

A produção industrial caiu 0,4% entre maio e junho, sem efeitos sazonais. Frente a junho de 2021 houve recuo de 0,5%. A queda veio abaixo das expectativas do mercado (-0,3%). O resultado no mês foi puxado pela indústria de transformação (-0,3%), dado que a indústria extrativa cresceu no período (1,9%).

Na passagem do 1º para o 2º trimestre de 2022 a produção industrial cresceu 0,9%, sinalizando leve aceleração. Esse foi o terceiro resultado positivo consecutivo nesta métrica. Ainda com relação ao 1º trimestre de 2022, a indústria extrativa caiu 0,8%, e a transformação cresceu 1,2%.  


Os resultados no 1º semestre sinalizam para um fraco processo de recuperação da indústria em relação aos efeitos adversos causados pela pandemia. O expressivo aumento da taxa de juros, contrabalanceado pelas medidas de expansão fiscal, tendem a condicionar o ritmo dessa recuperação. Diante disso, a projeção da FIESP para a produção industrial em 2022 é de uma queda de 0,9%. Essa previsão pode ser alterada diante do alcance das medidas de estímulo do governo.


Confira a análise completa aqui.



COMPARTILHE: