Notícias setorial/mercado

Produtividade das lavouras de trigo no Brasil deve crescer 23% na safra 2024

A safra de trigo 2024, principal cultura cultivada entre os cereais de inverno, começou em março na Região Central do Brasil e encerrará em novembro no Sul. A estimativa é que a produtividade alcance 2.870 kg por hectare, alta de 23,1% com relação ao ciclo de 2023, quando chegou a 2.331 kg/ha.


Os dados são do último Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), agora em setembro, que aponta uma redução de área plantada, mas graças ao clima e melhor rendimento, as lavouras vão registrar bons resultados.


Produtividade das lavouras de trigo no Brasil


Nesta safra 2024, o país deve produzir 8,8 milhões de toneladas de trigo, alta de 8,8%, em uma área plantada de aproximadamente 3,1 milhões de hectares, que registrou queda de 11,6%.


Isso representa uma verticalização da produção, ou seja, mesmo com retração acentuada de área cultivada, a produtividade e por consequência, a produção alcançaram crescimento.


Segundo a Embrapa Trigo, que acompanha a safra a campo periodicamente, o aumento na produtividade do cereal se deve ao clima que foi favorável nas fases de desenvolvimento da cultura.


No Brasil Central a safra de sequeiro e de irrigado deve ter bons resultados. Este último com a colheita terminando agora em setembro.


Na Região Sul, que tem 90% das lavouras de trigo do país as lavouras vêm registrando excelente potencial de rendimento, produção que se concentra principalmente nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.


O Brasil consome por ano 12 milhões de toneladas, produzindo mais que a metade do que precisa internamente, importando de países como Argentina, Uruguai e Paraguai.


A expectativa dos pesquisadores da Embrapa Trigo, é que a expansão da produção para outras regiões, como o Centro-Oeste, deve representar nos próximos anos a total independência produtiva brasileira, graças ao clima e à pesquisa e desenvolvimento de cultivares mais adaptáveis.


Safra 2025


A compra de sementes já começa agora no fim de 2024, que aquece em janeiro. O plantio do novo ciclo em 2025 já começa em março, de acordo com a janela de plantio do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que indica a época mais favorável para cada município do Brasil e é critério para aquisição do seguro rural.


Fonte: Agro2


COMPARTILHE: