Produtores pedem apoio para comercialização de trigo

Produtores de trigo do Rio Grande do Sul preparam um documento para pedir auxílio do governo federal para solucionar os problemas enfrentados nas vendas do produto. Entre as principais reivindicações propostas estão a manutenção dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) com prêmio de R$ 266 a tonelada e a prorrogação das operações de custeios agrícolas em face de os vencimentos ocorrerem a partir deste mês.

Segundo o presidente da a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, atualmente os leilões realizados desde o ano passado não facilitaram a negociação do cereal. ". É muito frustrante ver hoje o produtor, depois de dois anos de safras com problemas, conseguir colher e não tem para quem vender".

O documento que será apresentado ao governo mostra que os produtores estão recebendo valores abaixo do preço mínimo estipulado pelo governo federal que é de R$ 38,65 a saca de 60 quilos. Atualmente o mercado tem pago cerca de R$ 29,00 a saca.

A carta de reinvindicações que será enviada ao Ministério da Agricultura é assinada por entidades do setor como, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Associação dos Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul (Acergs), além da FecoAgro/RS.

Fonte: Universo Agro