Investidores devem ficar atentos à safra de trigo da Rússia, alerta o Rabobank, uma vez que as boas condiçõe" />

Notícias setorial/mercado

Rabobank alerta para exportações de trigo russo

Investidores devem ficar atentos à safra de trigo da Rússia, alerta o Rabobank, uma vez que as boas condições de cultivo e leilões de exportação compensaram o impacto dos impostos restritivos aos embarques do ceral no país.

"As exportações do trigo da Rússia estão fluindo novamente, após a retirada da taxa de exportação em meados de maio", disse o banco holandês em nota. "Apesar de uma nova taxa entrar em vigor a partir de 1º de julo, a Rússia já ganhou diversos leilões de exporatação para entrega em 2015/2016", complementou.

O banco elevou sua estimativa de produção da Rússia em 1 milhão de toneladas, para 56 milhões de onteladas, com exportações projetadas em 20 milhões de toneladas. A Rússia é quarto maior exportador mundial de trigo, atrás da União Européia, Estados Unidos e Canadá.

Em contrapartida, o banco de investimentos norte-americano Morgan Stanley alerta para o clima seco em regiões russas, que pode afetar a produção global do cereal. "A estiagem e as temperaturas muito baixas fizeram com que as condições da safra de inverno 2015/2016 da Rússia se deteriorasse ao longo do ano", afirmou em comunicado semanal.

Entretanto, o Morgan Stanley podera que as condições metereológicas da região, por enquantom não tiveram impacto nos preços. Os estoques mundias recorde têm restringido o impacto das exportações russas nas cotações do trigo.


COMPARTILHE: