Notícias setorial/mercado

Retração na área de culturas de inverno para 2024

O Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná, divulgou nesta quarta-feira (27) as primeiras projeções de área para as principais culturas de inverno em 2024. Os dados indicam uma retração na intenção de plantio, principalmente devido ao aumento da área destinada à segunda safra, o que limitou a disponibilidade de terras para o cultivo.


Segundo a Previsão Subjetiva de Safra (PSS) e o Boletim de Conjuntura Agropecuária, a área prevista para o trigo neste ano está estimada em 1,17 milhão de hectares, representando uma redução significativa de 17% em relação aos 1,41 milhão de hectares semeados em 2023. Além do trigo, outras culturas de inverno como canola, centeio, cevada e triticale também devem ocupar uma área menor.


O aumento da área dedicada à segunda safra, especialmente para o cultivo de feijão e milho, tem sido apontado como um dos principais motivos para a diminuição na área destinada às culturas de inverno. Com muitas áreas já ocupadas durante o período de semeadura do trigo, os produtores enfrentam limitações para expandir o plantio dessas culturas.


Além disso, fatores como a menor rentabilidade esperada em comparação com anos anteriores e o desânimo causado pela safra frustrante de 2023 também contribuem para a redução na área plantada de culturas de inverno. Apesar da falta de alternativa para plantar uma segunda safra, alguns produtores devem optar por semear plantas de cobertura, como a aveia, que podem ter uma área maior colhida em 2024.


Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: