O trigo atingiu o menor valor em três anos na última sexta-feira, não só em função do volume de estoques americanos em 1º de setembro, mas também devido a uma revisão do governo sobre a safra 2023/24.A baixa foi de 6,4%, com os lotes para dezembro cotados a US$ 5,415 o bushel em Chicago, o nível mais baixo desde 28 de setembro de 2020 .
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estimou a safra de trigo do país, agora concluída, em 49,31 milhões de toneladas (1,812 bilhão de bushels), 2 milhões de toneladas mais do que a estimativa anterior e significativamente acima da previsão média dos analistas de 47,06 milhões de toneladas (1,729 bilhão de bushels).
Os números mostraram que o balanço de oferta e demanda não está tão apertado, escreveu Karl Setzer, da Mid-Co Commodities, em relatório.
Os preços do trigo já estavam sob pressão devido à ampla oferta russa e aos sinais de que a Ucrânia continua escoando sua produção apesar da guerra.
Além da revisão de produção, o USDA divulgou ontem seu relatório de estoques em 1º de setembro, com a estimativa de 48,43 milhões de toneladas, na comparação com a previsão média de analistas de 48,29 milhões de toneladas.