Notícias setorial/mercado

Rússia estabelece exportações de trigo em 9 mi tons

A Rússia está considerando estabelecer uma cota de exportação de trigo de 9 milhões de toneladas do trigo que é embarcado de meados de fevereiro a 30 de junho de 2022, informou a Bloomberg em 3 de dezembro, citando fontes anônimas. A Bloomberg também citou fontes dizendo que a cota total de exportação de grãos durante esse período seria de 14 milhões de toneladas. 

Se implementada, a cota para esse período em 2022 seria inferior à cota de 17,5 milhões de toneladas imposta durante o mesmo período em 2021. A inflação de alimentos na Rússia está em alta em cinco anos e o país já tem um imposto baseado em fórmula sobre as exportações de grãos que foi implementado em junho passado. 

O governo russo em 28 de outubro reduziu sua estimativa oficial da colheita de grãos para a campanha de comercialização de 2021-22 para 123 milhões de toneladas, abaixo da projeção anterior de 127 milhões de toneladas. A empresa disse que a produção de trigo do país, que tem sido prejudicada pelo clima seco, deve encolher para 75 milhões de toneladas, ante 85 milhões um ano atrás. 

Nos últimos anos, a Rússia tem sido o maior exportador mundial de trigo, mas as últimas projeções do Serviço de Agricultura Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos têm a União Europeia como o exportador número 1 na campanha de comercialização de 2021-22 com 36,5 milhões de toneladas, 500.000 toneladas a mais do que Rússia. 

De acordo com o ministro da Agricultura, Dmitry Patrushev, em reunião governamental nesta quarta-feira, a fórmula para exportação seria alterada. O país, que fornece trigo principalmente para o Oriente Médio e para África, lançou sua tarifa baseada em fórmula para as exportações de grãos a partir de junho.

Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: