Notícias setorial/mercado

Rússia pode mudar imposto de exportação de grãos para rublos

A Rússia está considerando uma mudança gradual dos impostos estaduais de exportação de grãos e sementes de girassol de dólares para rublos a pedido de traders de commodities, informou a Reuters  , citando a agência de notícias Interfax.


Duas fontes do setor disseram à Reuters que traders estão pedindo ao governo que mude o mecanismo do imposto de exportação de trigo, estabelecido pelo Ministério da Agricultura da Rússia em US$ 142, que na taxa de câmbio atual seria de 7.568,61 rublos por tonelada, para 22 e 28 de junho. mas não houve acordo entre os funcionários.


A Rússia, maior exportadora de trigo do mundo e grande fornecedora de sementes de girassol, enfrenta uma série de sanções dos EUA e da Europa após a decisão de Moscou de enviar tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro. segurança em nações subdesenvolvidas, particularmente aquelas que dependem das nações do Mar Negro para seus grãos.  


As exportações de grãos da Rússia foram restringidas quando a nova temporada de comercialização começa em 1º de julho em meio a um alto imposto de exportação, rublo forte, problemas com frete e falta de vendas a prazo causadas pelas sanções, embora as transações de alimentos, produtos agrícolas e suprimentos médicos estejam isentas.


“Os ministérios do governo estão discutindo a modernização do mecanismo de tributação de grãos e sementes de girassol para preservar a lucratividade e a atratividade de investimentos dos agricultores russos”, disse uma fonte do governo, segundo a Interfax. “Trata-se de dar um certo desconto na tarifa de exportação, levando em conta os riscos de queda da rentabilidade da produção. Isso não afetará os preços domésticos, mas apoiará as exportações.”


Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: