O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) elevou sua previsão para a produção global de trigo em 2025/26, com as perspectivas para as safras da Rússia, Estados Unidos e Argentina sendo atualizadas.
O órgão intergovernamental, em um relatório mensal, elevou sua previsão para a produção global de trigo em 8 milhões de toneladas, para 827 milhões de toneladas, um recorde e um aumento de 1,1% em relação à temporada anterior.
Uma perspectiva melhor para as safras de trigo deste ano ajudou a reduzir os preços globais, com os contratos futuros de trigo de Chicago despencando para a mínima de cinco anos no início deste mês.
O IGC afirmou que os dados mais recentes confirmaram produtividades melhores do que o esperado em vários produtores importantes. A safra de trigo da Rússia deve totalizar 86,5 milhões de toneladas, acima da projeção anterior de 85 milhões.
A perspectiva para as safras no maior exportador mundial de trigo foi impulsionada por produtividades recordes na Sibéria.
O IGC também revisou para cima sua previsão para a safra de trigo dos EUA, de 52,4 milhões para 54 milhões de toneladas, e para a produção da Argentina, de 20,2 milhões para 22,2 milhões de toneladas.
Consumo global de trigo
O consumo global de trigo aumentou apenas 1 milhão de toneladas, para 820 milhões, levando a um aumento nos estoques ao final da temporada, atingindo o maior nível em três anos, de 275 milhões de toneladas.
O IGC também afirmou que manteve sua previsão para a safra mundial de milho 2025/26 em 1,297 bilhão de toneladas, um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior.
A produção global de soja em 2025/26 foi estimada em 428 milhões de toneladas, ligeiramente abaixo dos 429 milhões da temporada anterior, e o consumo previsto deve subir para 430 milhões, ante 419 milhões no ano anterior.
Fonte: Forbes