Setor de trigo cria plano de segregação para retomar qualidade

Segundo o presidente da Câmara Setorial do Trigo do Estado de São Paulo, Maurício Ghiraldelli, os moinhos  estão  buscando alternativas fora do Mercosul. Os carregamentos de trigo dos EUA devem chegar ao Brasil no último quadrimestre do ano.

A separação das variedades de trigo desde o plantio até a armazenagem é a estratégia que o Rio Grande do Sul quer adotar para retomar a qualidade. A segregação é apontada hoje pelos representantes da cadeia como um fator que pode aumentar a liquidez do trigo e estimular o plantio, que vem decaindo nas últimas safras.

Para o coordenador da câmara setorial de trigo da secretaria de Agricultura gaúcha, Altair Hommerding, a intenção é atender de forma mais eficiente ao que os moinhos buscam e conseguir, dessa forma, melhores preços. "No decorrer dos anos, acredito que não será necessário importar, se a gente produzir trigo com a qualidade que a indústria quer", disse.

A segregação será feita em cinco grupos, formatados de acordo com as indicações de qualidade de cada material e as informações repassadas pelos moinhos. De acordo com o gerente comercial da Biotrigo, Lorenzo Viecili, as categorias são pão branqueador, com farinhas mais claras; pão trigo de farinha normal, com cores regulares; pão com farinhas mais escuras; grupo doméstico; e grupo biscoitos.

A indicação é que as cerealistas e cooperativas recebam apenas o tipo de trigo que a indústria da região precisa. Para o presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Rio Grande do Sul (Acergs), Vicente Barbiero, a segregação mais importante deve ser feita na lavoura, o que requer tecnologia. "Deve-se selecionar duas ou três cultivares que possam ser armazenadas juntas, sem perder a qualidade de origem".

A nova orientação deve mudar a forma de planejamento da safra pelo produtor. Com a segregação, o triticultor vai saber o que plantar e onde entregar, afirma o presidente da comissão de grãos do Sindicato Rural de Passo Fundo, Júlio Susin.

Fonte: Canal Rural