Notícias setorial/mercado

Sindicato Rural de Ijuí realizará encontro para debater plantio do trigo e prevê nova redução de cultivo no município

A falta de apoio ou de manifestação do governo em relação à produção de trigo deixa agricultores e entidades do meio rural com muitas dúvidas em relação ao cultivo da safra deste ano. Segundo o presidente do Sindicato Rural Patronal de Ijuí, Ércio Eickhoff, a Farsul prevê redução de 20 a 30% na área com o cereal, nesse ano, em relação à safra de 2016.

Em Ijuí, ele acredita que dos seis mil hectares do ano passado, em 2017 o plantio não deve ultrapassar os três mil hectares. Tudo isso ocorre em razão do baixo preço pago ao agricultor e até da falta de comercialização. Hoje, por exemplo, a saca de 60 quilos é comercializada ao redor de 28 reais. Ércio Eickhoff observa que esse preço não cobre os custos de produção.

A Farsul aguarda posição dos Sindicatos Rurais para decidir qual orientação passar aos produtores, mas já se manifesta com a ideia de pedir que os agricultores plantem menos trigo para pressionar os governos. Amanhã à noite o tema vai ser discutido em reunião na sede do Sindicato Rural de Ijuí. Podem participar associados e não sócios da entidade. Além do trigo, a reunião de amanhã vai debater questões sobre a nota fiscal eletrônica, projeto do governo estadual, que causa contrariedade por parte de entidades rurais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí