Superávit comercial do agronegócio cai 10,9% de janeiro a maio em SP

As exportações paulistas do agronegócio atingiram US$ 7,08 bilhões de janeiro a maio deste ano, uma queda de 6,7% na comparação com o mesmo período de 2017, informou o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. As importações, por sua vez, cresceram 4,3% no período e somaram US$ 2,17 bilhões, resultando em um saldo comercial de US$ 4,91 bilhões, montante 10,9% menor que o obtido em 2017.

Ao se analisar apenas maio de 2018, as exportações do agronegócio paulista somaram US $4,04 bilhões e as importações US$ 5,04 bilhões, com déficit de US$ 1 bilhão. Na comparação com o mesmo mês de 2017, o valor das exportações paulistas caiu 10,6%, enquanto o das importações cresceu 12,5%.

Esse desempenho negativo, em parte, é reflexo da greve dos caminhoneiros iniciada em 20 de maio, com bloqueios nas estradas e no porto de Santos, principal canal de embarque de mercadorias para o exterior, justifica o instituto.

Mas o agronegócio é bastante positivo para o Estado. Excluído este setor, as importações paulistas somaram US$ 22,33 bilhões, e as exportações, US$ 14,10 bilhões, gerando um deficit externo desse agregado de US$ 8,23 bilhões. "Assim, conclui-se que o deficit do comércio exterior paulista só não foi maior devido ao desempenho do agronegócio estadual, cujo saldo manteve-se positivo".

Fonte: Valor Econômico