Notícias setorial/mercado

Tensões geopolíticas e preços do trigo

Preocupações climáticas na América do Norte e na Europa elevaram os preços nos mercados globais de trigo nas últimas semanas, mas o fornecimento de trigo a preços baixos do Mar Negro culminou em uma alta no final de setembro.


No seu Relatório do Mercado de Grãos, publicado em 20 de setembro, o International Grains Council (IGC) destacou que “os preços globais de exportação inicialmente caíram devido à competição contínua no Mar Negro, mas se estabilizaram à medida que a atenção se voltou para o clima desfavorável em alguns países exportadores, além de preocupações geopolíticas renovadas”. O IGC observou que os preços globais do trigo “se recuperaram de uma mínima em quase quatro anos no final de agosto e aumentaram 4% desde o último relatório, embora com variações nas origens”.


Os ganhos nas cotações dos EUA foram particularmente expressivos, com os traders cobrindo posições vendidas nos mercados futuros, impulsionados por robustas vendas de exportação e preocupações menores sobre a produção local de trigo de primavera. As cotações no Canadá também se estabilizaram, embora os atrasos na colheita devido à chuva tenham contribuído para a alta, enquanto uma atualização inesperadamente grande nas estimativas oficiais de estoque ajudou a moderar esse crescimento.



Na França, os preços avançaram significativamente devido à oferta restrita, à venda lenta dos agricultores e ao aumento da demanda doméstica. Apesar de relatos ocasionais de tensões na região do Mar Negro, o interesse de compra externo permaneceu baixo em meio às ofertas competitivas dessa área. Na Rússia e na Ucrânia, os preços mostraram uma tendência de queda mês a mês, “contrariando a recente alta em outras origens”, segundo o IGC. Embora as condições de trabalho no campo tenham diminuído o interesse de venda dos agricultores, os suprimentos locais continuaram a ser oferecidos a preços consideráveis, com valores FOB impactados por altos custos de frete.


Fonte: Agrolink


COMPARTILHE: