Com uma área plantada de 50, 3 mil hectares - 11% a menos que na safra anterior - a região deve produzir est" />

Trigo em 2016 deve superar safra passada e chegar a 135 mil toneladas

Com uma área plantada de 50, 3 mil hectares - 11% a menos que na safra anterior - a região deve produzir este ano 135 mil toneladas, com rendimento de cerca de 2, 6 mil quilos por hectares.

Na última safra, a área ocupada pelo grão foi de 55,9 mil hectares, mas a produção final foi de 129 mil toneladas, menos que a estimada para esta safra. O motivo da quebra do rendimento é a falta de chuva na hora da germinação.

Segundo o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), unidade de Jacarezinho, Franc Rom de Oliveira, até o momento o plantio está normal, com a vantagem da chuva que ajuda na germinação das sementes.

"Cerca de 60% já estão em desenvolvimento e outros 40% ainda em germinação. Nessa fase a chuva é boa, mas os produtores de trigo correm muitos riscos. Essa cultura tem hora certa para receber chuva. Se chover na hora da colheita, pode haver perdas significativas", disse.

O saco de 60 quilos de trigo custa hoje por volta de R$ 40,00. "É um preço baixo diante dos riscos", comentou.

A maior área de cultivo de trigo na região fica em Wenceslau Braz, com 8,5 mil hectares plantados. Santo Antônio da Platina vem logo atrás com 7.500 hectares, Conselheiro Mairinck e Jundiaí do Sul, com 3.5 hectares cada.

O plantio de trigo está mais adiantado na região de Cambará e de Santo Antônio da Platina.

Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o governo federal publicou na quarta-feira (11/05) no Diário Oficial da União a portaria n⁰ 92 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que reajusta o preço mínimo do trigo para safra 2016/17. Por lei, a medida foi publicada com atraso de quatro meses, pois deveria ter sido editada em 11 de janeiro de 2016 (60 dias antes do plantio do trigo).

Na região Sul, o preço mínimo do trigo passa de R$ 34,98 para R$ 38,65 a saca de 60 quilos, aumento de 10,5%, que não cobre os custos de produção. Conforme levantamento da Secretaria Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), o custo de produção variável do trigo no Paraná passou de R$34,79 na safra passada para R$40,86 na safra atual, aumento de 17%. Os custos de produção foram impactados pelo aumento de insumos como adubos, que subiram em média 24% no período, enquanto os herbicidas tiveram aumento de 13%.

No Paraná, a estimativa de área de plantio em 2016 é 14% menor que ano passado, devido aos melhores preços do milho safrinha e pela ineficácia do apoio das políticas agrícolas. A área esse ano é de 1, 15 milhão de hectares, 15% já plantado, em boas condições de desenvolvimento. A produção esperada está em 3,48 milhões de toneladas.

Fonte: Tribuna do Vale