O preço do trigo caiu de forma acentuada na bolsa de Chicago, após novas projeções para a safra nos Estados Unidos. Os contratos para setembro fecharam em queda de 3,59% nesta sexta-feira (12/7), negociados a US$ 5,5075 o bushel.
Segundo estimativa divulgada nesta sexta pelo Departamento de Agricultura americano (USDA), a safra de trigo 2024/25 no país, que teve início em 1° de junho, deverá atingir 54,66 milhões de toneladas, maior que a projeção do mês passado, quando o órgão estimou 51,06 milhões de toneladas.
A nova projeção para a colheita americana derrubou os preços, pois analistas esperavam um ajuste de, no máximo, 51,96 milhões de toneladas.
Em relatório, o USDA justifica a diferença alegando que as entrevistas de campo no mês passado mostraram maior área de plantio.
O USDA também revisou para cima seu dado sobre estoques finais de trigo nos EUA, que ficaram em 23,31 milhões de toneladas no fim de 2024/25, um número bem acima das 20,64 milhões previstas pelo departamento em junho.
As mais recentes previsões do USDA, combinadas com o andamento da colheita de trigo em áreas do Hemisfério Norte e ainda os rendimentos acima do esperado para a produção russa, completam o quadro de elementos de queda para os preços na bolsa.
Fonte: Globo Rural