TRIGO: SETOR APOIA IMPORTAÇÃO DE FORA DO MERCOSUL, MAS APENAS NA ENTRESSAFRA

Campinas, 23/10/2017 - Cientes de que houve perda na produtividade do trigo produzido no Mercosul, lideranças do setor consideram a possibilidade de importação do cereal de países de fora do bloco, mas por meio de sistemas de cotas. O setor, entretanto, é favorável a compras externas apenas no período de entressafra do Brasil. "O importante é que, caso seja autorizada a importação, que isso seja feito na entressafra para não prejudicar a cadeia produtiva brasileira", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa, durante o Congresso Internacional da Indústria do Trigo, em Campinas (SP).

Segundo o executivo, o setor aguarda uma decisão da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que definirá se haverá permissão das compras fora do Mercosul e, na hipótese de aprovação, quais serão as cotas estipuladas para embarques ao País. Em geral, o Brasil se abastece do cereal produzido na Argentina e no Paraguai por meio de um acordo comercial entre os países. No entanto, apesar da colheita do trigo dos países vizinhos estar no início, a expectativa é de redução na qualidade do produto ofertado. A importação de cereais de melhor qualidade vindos de outros fornecedores viria para atender a uma demanda dos moinhos nacionais.

"Temos plena consciência de que a indústria nacional precisa de moagem nos 365 dias do ano. Se não temos capacidade para suprir essa demanda, não poderemos ser contra as importações", afirma o presidente da Comissão de Trigo da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Hamilton Jardim. Nas estimativas do Sindicato Indústria Trigo Estado São Paulo (Sindustrigo), a moagem nacional gira em torno de 11 milhões de toneladas, enquanto a produção deve ser pouco superior a 4 milhões de toneladas. (Nayara Figueiredo; nayara.figueiredo@estadao.com)

Fonte: Agro News