A Ucrânia, que teve de encontrar diferentes formas de exportar os seus cereais desde que a Rússia abandonou o acordo de exportação de cereais do Mar Negro, está intensificando os embarques rodoviários e ferroviários, disseram corretores nesta quarta-feira (13/9).
A Spike Brokers disse que 188 mil toneladas de produtos agrícolas foram exportados por caminhões no período de 1º a 11 de setembro, em comparação com 169 mil toneladas no período correspondente em agosto. Foram embarcadas 146 mil toneladas em julho.
"Os pontos de passagem mais ativos em setembro foram aqueles entre a Ucrânia e a Polônia", afirmou a empresa, em relatório.
Os corretores disseram que as exportações de grãos por via férrea através da fronteira entre a Ucrânia e a Polônia também aumentaram 14% na semana passada.
"As passagens da fronteira romena foram utilizadas para 114,8 vagões de grãos por dia, um aumento de 28,8 vagões por dia, ou 33,49%, na última semana”.
Ainda segundo a empresa, o tráfego via fronteiras da Hungria e da Eslováquia também aumentou. "Em 10 de setembro, a transferência média diária de carga de grãos era de 498 vagões por dia. Na semana passada, o número geral aumentou +34 vagões por dia, ou 7,33%", afirmaram os corretores.
Antes da invasão da Rússia em fevereiro de 2022, os países do leste europeu não estavam entre os principais importadores de cereais ucranianos, mas a exportação dos produtos do país para a Polônia e a Romênia aumentou acentuadamente no ano passado, mostraram dados aduaneiros ucranianos.
As autoridades ucranianas alertaram na terça-feira que o país poderia procurar uma arbitragem internacional sobre as restrições às suas exportações de cereais, depois de a Polônia ter afirmado que continuaria a bloquear as importações nacionais de cereais ucranianos, mesmo que Bruxelas levantasse a proibição.
As restrições impostas pela União Europeia em maio permitiram que a Polônia, a Bulgária, a Hungria, a Romênia e a Eslováquia proibissem as vendas internas de trigo, milho, colza e sementes de girassol ucranianos, ao mesmo tempo que permitiam o trânsito de tais cargas para exportação para outros locais.
Fonte: Globo Rural