O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) lançou seu mais recente boletim semanal, fornecendo insights importantes sobre as condições das lavouras nos EUA. As informações são cruciais para o setor agrícola, considerando o impacto significativo da seca que afeta quase 40% dos estados na região continental dos EUA, de acordo com o Monitor de Seca dos EUA em 17 de outubro. A umidade do solo e os níveis dos rios continuam sendo uma preocupação constante. No entanto, a seca tem gerado um efeito duplo, afetando tanto positiva quanto negativamente as atividades agrícolas de outono, como a colheita do milho e soja, e o plantio tardio do trigo de inverno.
De acordo com a análise do metereologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, até 22 de outubro, o plantio de trigo de inverno atingiu 77% da área planejada. As condições climáticas quentes que acompanharam a estiagem, especialmente nas regiões costeiras do Pacífico até as planícies e o alto Centro-Oeste, contribuíram para a emergência e o crescimento saudável do trigo recentemente plantado. No entanto, temperaturas abaixo da média foram registradas em partes do meio e sul dos estados do Atlântico. As precipitações significativas foram limitadas ao noroeste do Pacífico e a uma área que se estende da região dos Grandes Lagos até o nordeste dos EUA.
Quanto ao milho, 59% da área plantada em 2023 já havia sido colhida até o final da semana, um número igual ao ano anterior, mas 5 pontos percentuais à frente da média dos últimos cinco anos. Durante a semana, a colheita de milho avançou significativamente em 13 dos 18 estados avaliados.
No que diz respeito à soja, a colheita em todo o país estava 76% completa até 22 de outubro, dois pontos percentuais atrás do ano anterior, mas 9 pontos à frente da média de cinco anos. Durante a semana, a colheita de soja avançou 10 pontos percentuais ou mais em 14 dos 18 estados avaliados.
Por fim, em relação ao trigo de inverno, os produtores nacionais haviam semeado 77% da área planejada para 2024 até o dia 22 de outubro, um ponto percentual atrás tanto do ano passado quanto da média de cinco anos. A nível nacional, 53% da área de trigo de inverno já havia emergido até 22 de outubro, seis pontos percentuais à frente do ano passado, mas igual à média de cinco anos.
Fonte: Agrolink