Entre os 46 produtos que passam a estar isentos de imposto estão o óleo alimentar, arroz, massa, ervilhas, s" />

Notícias setorial/mercado

Venezuela elimina impostos para a importação de bens de consumo que escasseiam

Entre os 46 produtos que passam a estar isentos de imposto estão o óleo alimentar, arroz, massa, ervilhas, soja e feijão, atum e sardinhas em lata, açúcar, café, carne de vaca, de porco e de galinha.

Também o leite pasteurizado e em pó, milho, manteiga e margarina, enchidos, farinha de trigo para a panificação, hortaliças e frutos, azeitonas e fórmulas lácteas para crianças de até 12 meses de idade, são outros produtos abrangidos.

A medida foi publicada através dum decreto conjunto dos ministérios de Alimentação, Agricultura e Terras, de Economia e Finanças, e do Centro Nacional de Comércio Exterior.

Segundo o texto do decreto, os importadores devem solicitar às autoridades o Certificado de Não Produção Suficiente daqueles produtos, para serem autorizados a aceder à dólares para as respetivas importações, além de indicar os estabelecimentos comerciais onde vão ser vendidos.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as filas de pessoas junto de pequenos e grandes supermercados à procura de produtos básicos como arroz, massa, margarina, óleo e azeite, açúcar, café, farinha de milho, ovos, papel higiénico, sabão e sabonetes e preservativos, entre outros.

As filas persistem apesar de alguns estabelecimentos comerciais limitarem a venda a dia por semana, segundo o último algarismo do bilhete de identidade e apenas em determinadas quantidades.

Fonte: Jornal de Notícias


COMPARTILHE: