Convidados dos Moinhos Hortolândia e Guaçu Mirim participam do curso

Entre os dias 27 e 30 de julho, 13 profissionais indicados pelos moinhos Hortolândia e Guaçu Mirim, dentre eles padeiros e assistentes, fizeram o curso "Qualidade do Pão Francês", na unidade do Senai Campinas. A iniciativa é o resultado de uma parceria entre o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) e o Senai Alimentos. Mais de 40 convidados, de outros moinhos, também já fizeram o curso esse ano.

O Sindustrigo acredita que investir nos profissionais do setor da panificação é uma forma de melhorar constantemente a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos ao cliente. "Foi muito positivo. Eu comecei a trabalhar recentemente no setor e esse curso me abriu um leque de conhecimento", disse Ana Regina Oliveira do Moinho Hortolândia.

Durante cinco dias de aula, os participantes debateram sobre as características que definem o pão francês, a importância da qualidade dos ingredientes e os aspectos de segurança no manuseio dos equipamentos. Além disso, receberam dicas para o planejamento da produção/fornada e parâmetros para avaliar o produto final. No último dia do curso, os alunos executaram todas as etapas do preparo do pão sob a orientação de um professor(a) do Senai, em uma cozinha industrial.

"Achei o curso muito bom, porque ensina muita coisa e também podemos dividir o que já sabemos com os outros alunos", disse Anderson Carvalho.

Os requisitos mínimos para participar são: ter mais de 18 anos, nível fundamental concluído e experiência profissional como padeiro. Além disso, é obrigatório ser indicado por algum moinho associados ao Sindustrigo. Para mais informações entre em contato com o Sindustrigo pelo telefone (11) 3168.9900 ou sindustrigo@sinsdustrigo.com.br.

Em 2014, o Sindustrigo promoveu cinco workshops

No ano passado, o Sindicato também investiu em qualificação da mão de obra por meio de uma parceria com o Senai Alimentos e promoveu cinco edições do workshop "Aprenda a fazer pão francês". O curso de um dia aliou teoria e prática e foi prestigiado por cerca de 70 vendedores e representantes comerciais dos moinhos Anaconda, Correcta, Ocrim, Paulista e Santa Clara.