Papel dos gestores de RH no trabalho remoto é debatido por representantes do setor

O Grupo de Recursos Humanos do Sindustrigo, que é formado por representantes dos setores dos moinhos associados ao Sindicato, se reuniu no dia 26 de fevereiro, em um evento online.

Os participantes tiveram a oportunidade de analisar e debater o papel dos profissionais de recursos humanos no novo normal, destacando como obter melhores resultados e motivar as equipes no cenário do mundo corporativo durante a pandemia.

Ministrada pelo consultor Paulo Marcos Salomão, a palestra se focou nas relações de trabalho no mundo remoto, em comparação ao modelo antigo. “Nos perguntamos, qual a diferença do trabalho presencial do feito virtualmente? A resposta é simples, se os vínculos forem exatamente iguais não existe diferença”, afirmou.

Algumas práticas do RH, como a integração da equipe com um novo membro é comprometida pela falta de contato pessoal, por exemplo. A perda da relação próxima da equipe e, até mesmo da não presença da linguagem corporal nas interações faz com que a comunicação seja comprometida.

“O RH precisa se envolver em um campo que, até então não fazia parte do trabalho do setor, que são as questões técnicas para que as reuniões e interações virtuais possam oferecer qualidade nas relações. Necessário ter um bom ambiente para que as pessoas consigam se ver com clareza e objetividade”, afirma o consultor.

Para Salomão, por outro lado, o trabalho remoto oferece algumas ferramentas que não são possíveis no presencial. “Perdemos o olho no olho, mas ganhamos a possibilidade de olhar para a câmera e fazer com que cada um da equipe entenda que o gestor está se dirigindo a ele, ou seja, olhamos para todos ao mesmo tempo quando olhamos para o computador”.

Além da palestra, o grupo acompanhou uma apresentação do representante da ID-Information, José Antonio, sobre a pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de 2021, que será realizada em conjunto com o Sindicato de Massas, Biscoitos e Pães Industriais no Estado de São Paulo (Simabesp).