Notícias do Sindustrigo

Workshop Técnico apresenta detalhes e informações sobre a RDC Nº 493/21 - Integrais

O Sindustrigo, em parceria com a Eurogerm, promoveu na manhã de 25 de junho o Workshop Técnico - RDC Nº 493/21 – Integrais, que reuniu especialistas para entendimentos e esclarecimentos direcionado ao setor moageiro.


O Workshop, que foi promovido com o apoio do Grupo Técnico da Qualidade do Sindicato, apresentou pontos e detalhes da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicada em abril/21, que dispõe sobre os requisitos de composição e rotulagem dos alimentos contendo cereais para classificação e identificação como integral para destaque da presença de ingredientes integrais.


Na abertura do evento, o presidente do Sindustrigo, Valnei Origuela, destacou a importância da atividade moageira para a alimentação mundial, que no Brasil ainda agrega ácido fólico e ferro, leva alimento de baixo preço a toda população, com baixo impacto no meio ambiente.


“A moagem é uma atividade que possui o viés econômico, social e ambiental, pilares da sustentabilidade. É uma atividade que atende as necessidades das gerações atuais sem interferir nas gerações futuras”, afirmou ele.


Abrindo as apresentações sobre a Resolução Nº 493/21, a Dra. Elizabeth Nabeshima, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, contou aos participantes do Workshop um pouco sobre as discussões que deram origem ao documento e o caminhar do processo.


Segundo ela, as conversas sobre o tema se iniciaram em 2015, com a inclusão do tema na agenda regulatória, mas a primeira reunião só foi promovida no ano seguinte. “O objetivo inicial da intervenção regulatória era estabelecer critérios de composição e rotulagem para produtos à base ade cereais integrais, visando reduzir a assimetria de informação existente no mercado”, destacou.


A pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Prof.ª Dra. Maria Teresa Clerici ressaltou a importância de ampliar o consumo da farinha integral, visando melhorar a qualidade da alimentação de toda a população, principalmente da parcela mais pobre. “O trigo refinado já está presente na cesta básica dos brasileiros e agora o trabalho deve seguir para incluir também o integral, para incentivar uma melhor alimentação. Os integrais ainda são produtos consumidos por uma parcela muito pequena da população”.


As pesquisadoras Prof.ª Dra. Caroline Joy Steel, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Prof.ª Dra. Martha Zavariz de Miranda, da Embrapa Trigo apresentaram detalhes do texto da Resolução, destacando pontos de atenção para a indústria moageira.


Dentre os pontos destacados por elas está a Seção I, que afirma que a Resolução não se aplica às farinhas integrais e aos produtos constituídos exclusivamente por cereais integrais. As farinhas integrais e os produtos constituídos exclusivamente por cereais integrais deverão cumprir os requisitos de composição e rotulagem estabelecidos na Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 263, de 22 de setembro de 2005.


Outro ponto é a Seção III, que estabelece os requisitos de composição e de rotulagem para classificação e identificação dos alimentos como integral. Dessa forma, a resolução determina que os alimentos contendo cereais serão classificados como integral quando os seguintes requisitos de composição forem atendidos no produto tal como exposto à venda: o produto contiver, no mínimo, 30% de ingredientes integrais e a quantidade dos ingredientes integrais for superior à quantidade dos ingredientes refinados.


A RDC Nº 493/21 – Integrais pode ser acessada na íntegra pelo site https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-rdc-n-493-de-15-de-abril-de-2021-315225504 e entrará em vigor no dia 22 de abril de 2022, exatamente um ano após sua publicação em diário oficial.


Confira o Workshop completo em: https://www.youtube.com/watch?v=hAWtv_qEGGg.


COMPARTILHE: