Congresso da Abitrigo debate desenvolvimento do setor perante crise

A crise política e a turbulência econômica foram os temas mais abordados durante o 22º Congresso Internacional do Trigo que aconteceu no mês de outubro, em Atibaia (SP). Organizado pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o evento contou com cerca de 500 participantes de vários países dentre eles representantes de toda a cadeia do trigo e do governo, como o Ministro Interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Furlan e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

O primeiro painel do evento teve como tema 'O Cenário Macroeconômico e Consumo do Trigo', no qual o economista, José Roberto Mendonça de Barros, fez uma projeção das implicações da fase em que País vive na economia. "A crise é profunda, porém mais rápida quando comparada aos percalços do governo Sarney nos anos 80", concluí Mendonça de Barros.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Moagem no Estado de São Paulo (Sindustrigo), Christian Saigh, estima-se, para este ano, uma redução de 10% do volume processado no Brasil. Porém, em comparação a outros setores como o automobilístico, o imobiliário e o de bens duráveis, o setor ainda é um dos menos afetados, pois as pessoas não param de consumir alimentos oriundos do trigo.

Outra preocupação do presidente do Sindustrigo é o desemprego. "Existem trabalhadores que foram dispensados no primeiro semestre, já receberam o seu seguro desemprego e uma grande maioria ainda não se recolocou no mercado de trabalho. Com pouco dinheiro a população não consome é isso pode afetar ainda mais o setor" afirma Saigh.

O segundo painel do Congresso teve como tema a 'Qualidade da Panificação, foi moderado pelo presidente do Sindustrigo e contou com a presença do Secretário Geral da União Internacional da Panificação, José Maria del Vallado.  Vallado, em sua apresentação, demonstrou boa impressão sobre a organização do setor de panificação brasileiro. Mas, afirmou que ainda existem diversos desafios a serem superados por meio da qualificação profissional.

Na sequência foram realizados dois workshops. A empresa Granotec, responsável por um deles, propôs uma discussão sobre os desafios da indústria de alimentos e a empresa Prozyn, sobre as oportunidades em tempo de crise.

Para fechar as atividades do dia, uma mesa redonda foi organizada para discutir as políticas do trigo, com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Abitrigo.