A Índia anunciou um imposto de 10% sobre as importações de trigo com o objetivo de reduzir as compras do cer" />

Governo da Índia cria imposto de 10% sobre importações de trigo

A Índia anunciou um imposto de 10% sobre as importações de trigo com o objetivo de reduzir as compras do cereal de outras origens. A taxa vai vigorar até 31 de março de 2016. O país enfrenta um momento de amplos estoques da commodity, mas há pouca oferta do cereal de qualidade. Chuvas atípicas entre fevereiro e março afetaram a qualidade das lavouras.

Até agora, já foram agendadas compras de cerca de 500 mil toneladas do grão da Austrália e importadores estão dispostos a fazer novas compras de volumes semelhantes, especialmente da França, Rússia e Ucrânia. A expectativa é de que a importação alcance o maior nível em uma década neste ano. A decisão do governo desagradou a moinhos do país, que afirmam que o novo imposto irá afetar os acordos já fechados.

"A imposição da taxa de importação elevará os custos do trigo e consequentemente a produção de derivados, o que será repassado aos consumidores", afirmou P.K. Ahammed, presidente de uma associação de produtores de farinha.

De acordo com estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de trigo da Índia deve cair 6,1% em relação à safra passada e chegar a 90 milhões de toneladas, bem menos que a colheita recorde de 95,85 milhões de toneladas registrada no último período.

Fonte: Globo Rural