No ano em que completa 110 anos no Brasil, Bunge compra Moinho Pacífico

A compra do Moinho Pacífico, um dos maiores da América Latina e com capacidade para moer 700 mil toneladas de trigo, pode dar à Bunge a posição de dominância no setor de moagem do Estado de São Paulo. Além da planta industrial, a transação inclui os armazéns com capacidade para 200 mil toneladas e um berço de atracação no porto de Santos.

"O mercado brasileiro de processamento de trigo é altamente competitivo e, com essa aquisição, reforçamos nossa posição em São Paulo", disse, em nota, o vice-presidente de Alimentos e Ingredientes da Bunge Brasil, Filipe Affonso Ferreira.

A Bunge tem feito investimentos de altas cifras no mercado brasileiro de moagem. Em 2013, a empresa comprou o moinho mineiro Vera Cruz e também um moinho carioca que ainda não entrou em operação. Quando esta unidade começar a funcionar, a Bunge vai passar a moer 1,850 milhão de toneladas frente as 1,65 milhão atuais. Segundo a matéria do Valor Econômico, a Bunge faturou R$ 40 bilhões no Brasil se considerados todos os seus negócios. As operações de trigo correspondem a pelo menos 40% do setor de Alimentos e Ingredientes da multinacional.

Os valores da transação não foram divulgados e a compra ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) o que, segundo o jornal Valor Econômico, deve acontecer em 45 dias.

Histórico da negociação

Lawrence Pih, 73 anos, além do Moinho Pacífico, possui investimentos na Bolsa e uma empresa no ramo imobiliário. Em 2009, a Bunge já havia sinalizado interesse em adquirir o moinho. Mas, a transação não foi finalizada por discordância na negociação de valores.