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Revenda de insumos por barter é destaque em Sondagem de Mercado da Fiesp e OCB

O aumento nos custos de produção e as dificuldades para obter crédito pesaram na forma com que os produtores rurais brasileiros bancaram a safra 2015/2016. É o que mostra a Sondagem de Mercado do Produtor Agrícola do 2º trimestre de 2016, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O principal destaque do estudo foi o aumento da participação das revendas de insumos, principalmente os fornecedores que vendem a prazo, fora do sistema financeiro, e que negociam mais frequentemente os insumos em operações de troca da produção, o chamado barter. O número para essas revendas chegou em 11%, bem acima dos 3% alcançados no último trimestre de 2015. No mesmo período, a participação das cooperativas passou de 10% para 14% e a parcela das indústrias de insumos atingiu 5%, frente a 2% no último trimestre do ano passado.

O trabalho também evidenciou que os produtores recorreram aos bancos para financiar 37% da safra 2015/2016, ante os 42% previstos na sondagem anterior, feita no quarto trimestre de 2015. A queda reflete as dificuldades causadas pelos atrasos na liberação do crédito agrícola para a safra 2015/2016, acentuando a busca por fontes de recursos alternativas. Do próprio bolso, os produtores tiraram 32% de suas necessidades de funding - abaixo dos 41% projetados anteriormente. A queda é consistente com o crescimento nos custos das principais culturas, o que aumentou a necessidade de desembolso.

O modo como os produtores adquiriram sementes, fertilizantes e defensivos para a safra 2015/2016 reforça a conclusão de que custos mais elevados e os percalços para obter crédito bancário tiveram influência direta no financiamento da safra. No 2º trimestre de 2016, os produtores afirmaram que as trocas representaram 14% das negociações com as cooperativas. No final do ano passado, segundo eles, essa modalidade de aquisição deveria representar apenas 8% dos negócios. Entre as compras fechadas com as revendas, as trocas representaram 9% dos negócios - no último trimestre de 2015, a expectativa era de que chegassem a 5%.

Sondagem de Mercado do Produtor Agrícola

O painel da Sondagem de Mercado do Produtor Agrícola aborda, por meio de entrevistas com produtores, a percepção de temas relevantes para o agronegócio brasileiro, como período de aquisição de insumos, mix de financiamento, adoção de tecnologia e veículos de comercialização, entre outros.


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