Evento será entre os dias 18 e 20 de outubro e terá como temas principais a qualidade do grão e a tendência" />

Sindustrigo participa de coletiva de imprensa sobre XXII Congresso da Abitrigo

Evento será entre os dias 18 e 20 de outubro e terá como temas principais a qualidade do grão e a tendência mundial de queda no consumo do trigo

Nesta quinta-feira (24), o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) participou da coletiva de imprensa realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) para tratar da programação do XXII Congresso Internacional do Trigo. O embaixador e presidente da Abitrigo, Sergio Amaral, apresentou as temáticas que serão debatidas e também falou sobre o cenário econômico do País e do setor da moagem.

O Congresso será realizado, entre os dias 18 e 20 outubro, no Hotel Bourbon Atibaia e contará com a participação de membros de toda a cadeia produtiva. Dentre os destaques dessa edição está a abertura do evento no dia 19/10 com a participação de autoridades importantes como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto; o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

O presidente do Sindustrigo, Christian Saigh, será o moderador do painel "Qualidade na panificação", um dos principais temas de debate do congresso e área na qual o Sindicato tem investido constantemente a partir de cursos de qualificação da mão de obra. A Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abimapi) e o Senai, um dos parceiros do Sindustrigo, também estarão presentes nesse painel.

As políticas do trigo serão discutidas na parte da tarde do dia 19/10 em uma mesa redonda. Participarão o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar; o secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Carlos Augusto Gadelha; e o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, João Pinto Rabelo Júnior.

Sobre o setor

Sergio Amaral também falou sobre a influência do dólar no setor, mas ressaltou que os aumentos sucessivos de energia elétrica são tão responsáveis pelo possível aumento de preços quanto o aumento da moeda americana. "A farinha está acompanhando a elevação de preços como todos os outros setores. Acredito que a importação  de trigo mantenha as taxas dos últimos anos. Entretanto, ainda precisamos aguardar a colheita da safra brasileira e observar o comportamento da economia nos próximos dias", afirmou Amaral.