Sindustrigo promove palestra sobre o Bloco K para seus associados

Em setembro, o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) promoveu uma palestra sobre o Bloco K aos seus associados. A exigência integrará o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) Fiscal da Receita Federal e seu cumprimento será obrigatório para todo o setor da indústria e atacadistas, a partir de 1º de janeiro de 2016. O não detalhamento das informações exigidas acarretará penalidades passíveis de multa.

Os representantes dos moinhos Anaconda, Paulista, Ocrim, Correcta e Santa Clara participaram do encontro e puderam tirar dúvidas com os palestrantes Leandro de Paula Souza, do setor jurídico da Fiesp, Wilson Gimenez Júnior e Antonio Sérgio de Oliveira, ambos do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon).

Segundo representante da Fiesp, a Federação e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) têm realizado reuniões constantes para tentar um novo prazo (janeiro de 2017), além do escalonamento de implantação por porte da empresa. Entretanto, ele não acredita no êxito desse pedido, pois já foi concedido o adiamento de um ano. "O Bloco K é mais um componente do SPED Fiscal. Ele vem para unificar, padronizar e racionalizar as informações", explicou Souza. "É de interesse do Fisco conhecer o processo de produção, e reduzir equívocos no detalhamento das informações".

Para Wilson Gimenez Júnior e Antonio Sérgio de Oliveira, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), além das empresas implantarem um sistema capaz de organizar todas essas informações, é imprescindível treinar os colaboradores e setores para os novos fluxos e demandas que surgirão.

Alguns itens serão atualizados mensalmente junto ao Fisco e não mais apenas na época de fechamento de balanço das empresas. O histórico de movimento com terceiros e alteração na composição dos produtos, por exemplo, deverão ser informados à Receita Federal.

Prazos:

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou, no Diário Oficial da União (8/10), os novos prazos de implantação do Bloco K, instituída pelo Ajuste Sinief nº 8 do Conselho Nacional de Politica fazendária. Seguem os prazos:

• Empresas com faturamento igual ou superior a R$ 300 milhões será mantido o prazo de 1º janeiro de 2016;
  • Empresas com faturamento igual ou superior a R$ 78 milhões o prazo será de 1º de janeiro de 2017;
  • Demais empresas e comerciantes atacadistas o prazo será 1º de janeiro de 2018.