Sindustrigo proporciona curso sobre Negociação Coletiva Sindical

Nos dias 25 de setembro e 2 de outubro, 12 profissionais dos moinhos Anaconda, Santa Clara, Paulista, Los Grobo, Correcta e Corina participaram do curso "Negociação Coletiva Sindical". A iniciativa é resultado de mais uma parceria entre o Sindustrigo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

"A turma se mostrou disposta e interessada no assunto. Observei que há mais interesse em buscar solução para conflito do que de resistência. A preparação das empresas para o relacionamento sindical, de questões coletivas, isso é muito importante porque as relações trabalhistas não se resumem apenas no contrato. É uma corrente de transmissão de comportamentos", declarou Paulo Sergio João, professor da FGV.

O professor destacou também que os alunos puderam compartilhar experiências e procedimentos adotados em suas empresas. Segundo Paulo Sergio, essa troca foi muito relevante.

Valnei Vargas Origuela, diretor da unidade São Paulo do Moinho Anaconda, elogiou os professores e o curso. "O tema de negociação coletiva é complexo, mas nessa ocasião o assunto foi tratado de forma clara, interessante e focado na realidade no nosso setor. A troca com os colegas que atuam no mesmo setor nos fazem refletir e nos alertam para situações que podem ser alteradas ou aprimoradas. Com certeza, saio daqui com novas ideias", disse Origuela.

A juíza do Tribunal Regional do Trabalho e desembargadora, Bianca Bastos, foi a responsável pela parte de legislação referente ao tema dando exemplos com base na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor. Ademais, ela falou com sobre os limites legais da CCT e fez uma análise mais aprofundada sobre garantia de emprego pré-aposentadoria e para acidentados, além da assistência médica e outros temas.

Os participantes ressaltaram o caráter renovador e promotor de reflexão sobre as práticas adotadas nas empresas em que trabalham. "Cursos como esses são importantíssimos para oxigenar as ideias dos antigos e aumentar o conhecimento dos que estão entrando agora no setor. Ações como essas precisam continuar acontecendo, em especial, para os que lidam com o dia a dia da empresa, no ambiente de fábrica dos moinhos. O conhecimento sobre legislação é importantíssimo", finalizou Jorge Botossi de Figueiredo, do moinho Santa Clara.